Segmentação de público! Como ele pode ajudar na sua estratégia de anúncios?

Olá pessoal, tudo bem?

2022 está logo aí e o ano que vem promete muita coisa, por isso, no nosso retorno aqui na Nexus, vamos falar um pouco sobre segmentação de públicos e como ela pode ajudar e muito na nossa estratégia de campanhas para redes e até mesmo para o negócio.

Antes de tudo, precisamos entender o que é a segmentação de mercado.


Como o próprio nome diz, é a divisão de um determinado grupo que tem "fit" com o seu produto/serviço e pode tirar o melhor proveito dele, do seu lado, a segmentação de mercado pode ajudar a conter custos produzindo para a parcela do mercado que realmente vai consumir o que a sua empresa comercializa e além de ajudar e muito a orientar as suas campanhas de marketing nas redes sociais e até mesmo no mundo físico.

Para essa segmentação, existem diversas maneiras de fazê-lo, mas quais seriam as principais?

Os principais métodos de segmentação

  • Pesquisa de mercado;
  • Posicionamento diferenciado;
  • Reconhecimento do público alvo.

Vamos falar um pouco sobre cada um, prometo que vai ser breve e teremos um bônus.

Pesquisa de mercado

Esse método permite ter uma noção ampla de quem são os consumidores, como se comportam e se relacionam com as marcas.

A pesquisa de mercado apontará quais os gostos daquelas pessoas, como agem no momento da compra, qual o processo para decidir sobre um produto ou um serviço, entre outras informações.

Com base nessas informações você poderá saber alguns comportamentos desse futuro cliente:


  1. O que fazer para divulgar os seus produtos;
  2. Onde esse público consome conteúdo;
  3. Quando esse público consome conteúdo;
  4. Qual a melhor maneira de aborda-lo para orienta-lo a compra.
Todos esses questionamentos/comportamentos ainda podem te ajudar dentro da sua estratégia na hora de criar um conteúdo até a distribuição dele.


Posicionamento diferenciado

As pessoas se comportam de maneiras diferentes.

Escolaridade, classe econômica, lugar onde vivem, entre outros aspectos, influenciam no comportamento e na decisão de compra. Assim, os seus clientes possuem hábitos específicos. 

Em cima dessas informações, é possível posicionar a empresa de maneira única no mercado e atender aos desejos e às necessidades dos públicos com os quais a marca vai se relacionar.

Reconhecimento do público alvo.

Antes das comunicações de fato acontecerem e até mesmo uma campanha de marketing, sendo ela digital ou não, é preciso reconhecer onde o público alvo está.

Para isso é preciso entender com quem vamos fazer negócios.

Ainda não é possível agradar a todos os públicos de uma única vez por isso é imprescindível fazer um bom estudo de reconhecimento de público, acaba sendo mais tranquilo e menos custoso direcionar toda sua força de vendas e comunicação para quem de fato vai ser impactado de verdade com aquela peça.

Se a sua empresa trabalha com diversos produtos e que públicos distintos comprar, o ideal é segmentar.

Entender esse processo, transforma sua empresa super eficiente e trará resultados muito mais palpáveis.

Bônus

Esse bônus é muito mais um dia a dia, do que é um conceito.

Você sabia que dentro das ferramentas como Facebook e Instagram, existe uma parte chamada insights? 

Dentro dela é possível entender o comportamento do seu público e das pessoas que estão consumindo o seu conteúdo, claro que para ter esse acesso é necessário que sua conta no Instagram, por exemplo, seja uma conta comercial ou criadora de conteúdo para ter esse acesso, além de conteúdos para mensurar essa interação.


Essa informação pode ser muito poderosa, já que você poderá criar campanhas direcionadas para essas pessoas, se eles forem compatíveis com a sua persona.


Benefícios da segmentação

A segmentação pode beneficiar a sua empresa de diversas maneiras, mas vou elencar as principais:

  • Tempo de venda;
  • Alocação de recursos;
  • Ganhar mercado ou nicho especifico;
  • Economia na hora de gerir campanhas de tráfego.

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Nos vemos na próxima.