5 Ferramentas do Google no meu dia a dia!

 Com a pandemia a produtividade foi um dos pontos de atenção para a maioria dos gestores e funcionários, muitas pessoas viram a necessidade de trabalhar em casa e com isso, a preocupação inicial foi: Como será que a produtividade vai continuar com o pessoal em casa?


De acordo com o blog do IBRE, a média de crescimento em números para a produtividade mundial foi para 4% e já na América Latina esse número foi para 10,5%, são números expressivos, comparados aos anos anteriores a 2020.

Para a minha realidade, esse aumento não foi sentido, por eu sempre trabalhar em diversos projetos ao mesmo tempo, além de, outros fatore como eu não ter filhos, morar em um local auto gerenciável , não demanda tanto do meu tampo, mas em contrapartida, colegas de trabalho e conhecido que tinham família em casa, pets entre outras demandas da casa, manter a produtividade em alta e consistente, era um problema, pois muitas vezes o trabalho dobrou, estamos na reta final da pandemia (pensamento positivo) e pensando nisso, eu decidi compartilhar as 5 ferramentas do Google que eu usei nesse período e que também sempre utilizei para conseguir gerenciar meu tempo e entregar o que é necessário sem me perder.

1 - Google Agenda

O queridinho das empresas, ajuda muito na gestão de tempo e prioridades, muita gente pensa que o Google Agenda serve apenas para marcar as reuniões, mas nele você pode usar para um infinidade de tarefas, a que eu mais gosto é a integração com o Google Keep, quando você ativa um horário de lembrete ele vai para a sua agenda, assim quando você tem uma reunião, tem um arquivo com as suas anotações.

2 - Google Drive

O que seria do trabalho nesse cenário pandêmico sem a nuvem não é mesmo? O Google Drive serve como um computador na nuvem literalmente, agrega todos os arquivos gerados no Google docs, no Data Studio, Google Site, entre vários outros ( já que a possibilidade e integração é grande), já usava desde o inicio, até porque sempre gostei da ideia de ter os meus arquivos onde eu estiver. Se alguém aqui ainda não usa, está na hora!

3 - Google Sheets

Aqui é a relação de amor e ódio, eu gosto da ideia de "planilhar" para entender certos processos, controlas despesas, gerar orçamentos pros meus clientes, entre várias outras demandas do meu dia a dia no trabalho ou na vida pessoal, funciona como Excel, mas na minha visão de uma forma mais simplificada e acessível e a minha funcionalidade preferida é o compartilhamento, toda a equipe ou várias equipes podem trabalhar no documento em tempo real e acompanhar, fora que é possível decidir o nível de acesso de cada participante.

4 - Google Keep

Outro favorito, utilizo a muito tempo, inclusive, para tudo na minha vida profissional, nele consigo ter anotações em vários formatos, desde a caixa de seleção para uma lista de tarefas e inserir imagens e links para acessar depois, aqui vale destacar novamente o compartilhamento e o lembrete, além de poder ser customizado, ele ainda se integra automaticamente no Google Agenda.

5 - Gmail - Tarefas

E-mails, tão ameaçados ultimamente pelos novos mensageiros e comunicação instantânea, mas tão presentes no mundo corporativos e na vida das pessoas, até porque boleto por e-mail poluem menos e oferece descontos em vários serviços, o Google integrou os serviços de agenda, tarefas, keep e contatos.

Vou ressaltar aqui o tarefas, que uso bastante, ele possibilita a inclusão dos "to-dos" em forma de lista também, basta inserir o título e data, aqui vale ressaltar a opção de recorrência, basta clicar em "repeat" e aquela tarefa volta no prazo programado.

Sempre quis compartilhar essas dicas de produtividade para o dia a dia, pois elas são todas gratuitas e podem realmente ajudar na organização das tarefas e trazer ganho de tempo nesse mundo tão caótico em que nos encontramos.

Até a próxima.