Sabemos que tudo isso faz parte da experiência do cliente com a sua marca, mas o nome da sua marca, está bem elaborado? Faz sentido ao que você vai oferecer ou oferece para o seu público alvo? Seu nicho?
Elaboramos um tempo atrás um material que fala exatamente sobre isso, e vamos vasculhar para entendermos todo o processo de criação de nome.
Um nome pode representar diversas coisas, na imagem acima, elencamos o que o nome da sua empresa ou o seu (nos casos em que a marca é uma pessoa), o que o nome vai transmutar de sentimento na cabeça de cada pessoa e o seu uso.
Pesquisa de Mercado
Antes de tudo, uma pesquisa de mercado pode fazer toda a diferença no processo de construção desse nome.
Algumas perguntas são necessárias:
- A minha marca já existe?
- E fácil de memorizar?
- O nome está alinhado com o meu negócio?
Significado
O nome é carregado de significado tanto para quem lê, como para quem está por trás da criação, costumo dizer para os meus clientes que é uma gestação, é necessário pesquisar, nutrir e soltar para o mundo aquilo que você criou.
Em semiótica (o conceito está aqui, se ainda não conhece o termo, creio que pode ajudar nessa criação), falamos sobre como os signos ou sinais, no nosso caso aqui as letras utilizadas na criação de algo, faz diferença para quem está lendo, isso fica na cabeça da pessoa, querendo ou não é a maneira que traduzir o que é valor, por exemplo, você consegue deixar o amor, um sentimento tangível? Você consegue pega-lo com a sua mão? Não, mas você sabe que ele existe e consegue nomina-lo, pois esse é o nome é composto por sinais, logo, unidos, carregam um significado único e poderoso.
Abaixo temos 3 conceitos na semiótica para entendermos a construção de nome para cada coisa ou produto.
Vamos usar o processo de chuva de ideias para esse exercício, siga as instruções abaixo:
Escreva tudo que vem a sua mente, sem julgamentos! Se surpreenda com seu poder criativo e alinhe a essência do seu negócio e compartilhe com as pessoas de sua confiança! Um olhar de fora sempre é de grande contribuição nessa criação.
Pense em tudo que você quer transmitir e quais os sentimentos que vem a tona para você!
Se sentir a vontade, pode deixar um comentário aqui embaixo contando sua experiência.
Esse texto foi escrito com a ajuda do nosso parceiro Kelvin Oliveira, nosso designer e videomaker.
Esse material também está disponível em PDF e pode ser baixado gratuitamente aqui