Sua empresa faz uso de FAQ's para seus clientes? Ainda não?
Neste post vamos falar um pouco mais sobre como o bom uso da FAQ pode fazer o seu cliente ter fácil acesso as informações do seu serviço/produto.
FAQ significa "Frequently Asked Questions", que em livre tradução quer dizer "Perguntas Feitas com Frequência", usualmente é uma pagina criada dentro de sites e portais de empresas com as perguntas mais frequentes sobre produtos, serviços ou sobre a empresa em si.
O objetivo da FAQ é otimizar o tempo de atendimento do seu cliente, com as informações mais comuns é possível controlar demandas e desafogar outros canais de atendimento.
Por exemplo:
Digamos que seus clientes tem dúvidas como funcionam as formas de pagamento para determinado serviço e esses clientes precisem entrar sempre em contato por telefone ou por meio de outros canais para perguntar, imagina a insatisfação desse cliente em ter que ligar para falar apenas sobre isso?
Agora imagina, se a mesma empresa tem em seu site uma FAQ bem estruturada onde já consta essa informação, não só o cliente terá um excelente experiência de atendimento, como também poderá seguir na jornada de compra tranquilamente.
Viu a diferença que uma FAQ pode fazer na imagem da sua empresa e na experiência do cliente?
Vamos deixar um exemplo da FAQ elaborada pela Zendesk, que é uma empresa de tecnologia e fornece sistemas para atendimento.
Zendesk/ Reprodução 2021
Quais as vantagens de ter uma FAQ?
Como falado acima, o principal objetivo da FAQ é melhorar a experiência de atendimento ou compra do cliente sempre que ele entrar em contato com a sua marca, mas além dessa, temos os benefícios:
- Aumento de produtividade da equipe de atendimento;
- Diminuição de custos operacionais;
- Melhorar a experiência do cliente;
- Ajuda na fidelização do seu cliente
- Possibilita aumento de vendas;
- Reduz o tempo de espera de atendimento.
Como criar a sua FAQ?
Podemos destacar 8 passos importantes para a criação e manutenção da sua FAQ, entre elas:
- Considere as características do seu produto/serviço
- Levante as dúvidas mais recorrentes
- Agrupe as principais perguntas
- Crie respostas objetivas
- Dê oportunidade para seus clientes enviarem sugestões
- Revise sua página de FAQ frequentemente
- Deixe sua página de FAQ visível e acessível
- Mantenha todas as perguntas e respostas organizadas
Além da página em seu site, você ainda pode ser mais interativo e criativo com a sua FAQ, claro adequando a sua realidade, por exemplo, seu público acessa muito o Instagram, porque não criar uma FAQ para ser exibida nos destaques, além de ser mais interativo, você ainda consegue uma ótima engajada com a sua marca dentro da rede.