Você sabe o que é FAQ? Quais os benefícios para o seu negócio?





Sua empresa faz uso de FAQ's para seus clientes? Ainda não?
Neste post vamos falar um pouco mais sobre como o bom uso da FAQ pode fazer o seu cliente ter fácil acesso as informações do seu serviço/produto.

FAQ significa "Frequently Asked Questions", que em livre tradução quer dizer "Perguntas Feitas com Frequência", usualmente é uma pagina criada dentro de sites e portais de empresas com as perguntas mais frequentes sobre produtos, serviços ou sobre a empresa em si.

O objetivo da FAQ é otimizar o tempo de atendimento do seu cliente, com as informações mais comuns é possível controlar demandas e desafogar outros canais de atendimento.

Por exemplo: 
Digamos que seus clientes tem dúvidas como funcionam as formas de pagamento para determinado serviço e esses clientes precisem entrar sempre em contato por telefone ou por meio de outros canais para perguntar, imagina a insatisfação desse cliente em ter que ligar para falar apenas sobre isso?

Agora imagina, se a mesma empresa tem em seu site uma FAQ bem estruturada onde já consta essa informação, não só o cliente terá um excelente experiência de atendimento, como também poderá seguir na jornada de compra tranquilamente.

Viu a diferença que uma FAQ pode fazer na imagem da sua empresa e na experiência do cliente?


Vamos deixar um exemplo da FAQ elaborada pela Zendesk, que é uma empresa de tecnologia e fornece sistemas para atendimento.

          Zendesk/ Reprodução 2021


Quais as vantagens de ter uma FAQ?

Como falado acima, o principal objetivo da FAQ é melhorar a experiência de atendimento ou compra do cliente sempre que ele entrar em contato com a sua marca, mas além dessa, temos os benefícios:
  1. Aumento de produtividade da equipe de atendimento;
  2. Diminuição de custos operacionais;
  3. Melhorar a experiência do cliente;
  4. Ajuda na fidelização do seu cliente 
  5. Possibilita aumento de vendas;
  6. Reduz o tempo de espera de atendimento.
Como criar a sua FAQ?

Podemos destacar 8 passos importantes para a criação e manutenção da sua FAQ, entre elas:
  1. Considere as características do seu produto/serviço 
  2. Levante as dúvidas mais recorrentes 
  3. Agrupe as principais perguntas 
  4. Crie respostas objetivas 
  5. Dê oportunidade para seus clientes enviarem sugestões 
  6. Revise sua página de FAQ frequentemente 
  7. Deixe sua página de FAQ visível e acessível 
  8. Mantenha todas as perguntas e respostas organizadas

Além da página em seu site, você ainda pode ser mais interativo e criativo com a sua FAQ, claro adequando a sua realidade, por exemplo, seu público acessa muito o Instagram, porque não criar uma FAQ para ser exibida nos destaques, além de ser mais interativo, você ainda consegue uma ótima engajada com a sua marca dentro da rede.